NESTA QUINTA… Pôr do Sol tem lançamento de livro, homenagem a Guy e debate sobre personagem de Dostoievski
Lançamento de livro e debate sobre personagem de Dostoiévski são alguns dos momentos que irão marcar a edição 98 do Pôr do Sol Literário, na Fundação Casa de José Américo. Este mês, excepcionalmente o evento irá ocorrer às 17h30 da última quarta-feira (25/09), em função de agenda da FCJA, e ainda em razão de obras na Academia Paraibana de Letras.
O evento trará uma performance musical com o poeta Merlânio Maia, seguido de lançamento do livro “Os Simões na Serra do Gabão”, do escritor Marcone Simões, com apresentação da professora Janete Lins Azevedo.
O Pôr do Sol prosseguirá com homenagens ao artista visual Guy Joseph, pelo poeta Lau Siqueira, e ainda ao poeta Antônio Mariano, pelos seus 40 anos de poesia. Ele será saudado pelo também poeta e acadêmico Sérgio de Castro Pinto.
O momento seguinte será dedicado a um debate sobre o personagem Raskolnivok, protagonista do livro de “Crime e castigo”, de Fiódor Dostoiévski, com a mediação de Adelmar Azevedo Régis.
O evento será encerrado com a abertura da exposição de fotos de Guy Joseph e a exibição de um documentário sobre a obra do artista, quando haverá o momento litero-gastronômico, com um coquetel e a feira de livros da Livraria do Luiz.
Sol das Letras – O projeto Pôr do Sol Literário foi criado pela Confraria Sol das Letras, em dezembro de 2013 e, ao longo de uma década, já se consolidou como um dos eventos mais longevos da cena literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.
A confraria se propõe a protagonizar, além do Pôr do sol, outras iniciativas, como a realização da I Flor (Festa Literária do Extremo Oriental), a premiação das melhores obras do ano, que terá a 2ª edição em 2024, e ainda um concurso público, como o objetivo de projetar a literatura paraibana, não apenas no Estado, mas em todo o País.