O JOGO RECOMEÇA Queiroga surpreende ao superar Ruy e Cartaxo e terá uma dura missão na disputa de 2º turno
Pelo que se viu no resultado do 1º turno, o candidato Marcelo Queiroga (PL), de certa forma replica o desempenho de Nilvan Ferreira, que teve 16,61% dos votos válidos na eleição de 2020.
Só que, diferente da eleição anterior, quando teve apenas 20,72% dos votos válidos, Cícero Lucena (Progressistas) alcançou 49,16%, ou seja, mais do que dobrou o desempenho quatro anos depois.
Tudo bem que Cícero experimentou a frustração de não ter vencido em 1º turno. Mas, Cícero vai precisar de percentual muito pequeno para superar a barreira dos 50%.
Já que Queiroga, que foi a grande surpresa, com seus 21,77% dos votos válidos, vai precisar mais do que dobrar a sua votação no embate contra Cícero.
De qualquer forma, não pode perder de vista a desempenho de Queiroga, primeiro por forçar um 2º turno, e, depois, por superar o multicandidato Ruy Carneiro (Podemos) e Luciano Cartaxo (PT), este a grande decepção.
Aguarda-se que grande parte da militância petista vote em Cícero, como já havia o desejo da Direção Estadual, enquanto um expressivo percentual do eleitorado de Ruy opte por votar em Queiroga.
Também não se pode perder de vista a possibilidade do ex-presidente Bolsonaro vir para a campanha e turbinar a campanha de Queiroga, numa cidade que saiu dividida das eleições de 2022.
No mais, meu caro Paiakan, é fazer as contas. Se não ocorrer um fato novo de grande repercussão, é possível que este quadro não se altere substancialmente para a disputa de 27 de outubro.