MARCHA BATIDA Lideranças do PT na Câmara sinalizam apoio do partido à candidatura de Hugo Motta
O deputado Hugo Motta (Republicanos) seque em marcha batida para a disputa da Presidência da Câmara. Motta tem recebido apoios de vários setores, direita, esquerda e Centrão, do qual faz parte. O último partido a anunciar, de forma categórico, seu apoio foi o PT do presidente Lula.
Representantes do partido estiveram reunidospara discutir a sucessão da Câmara dos Deputados, e emitiram sinais de apoio à candidatura de Hugo, o que, para a praça política, significa a a primeira formalidade para alcançar um consenso sobre o nome que ocupará o posto do Arthur Lira (PP-AL) a partir de fevereiro de 2025.
“Na tese de permanência, temos uma candidatura que significa a convergência dessas forças políticas, que é o Hugo Motta (Republicanos-PB)”, revelou o deputado Odair Cunha (MG), um dos líderes do partido na Casa, antecipando que irá, a partir de agora, intensificar os diálogos na busca do consenso da bancada.
E arrematou: “Não queremos acirrar um processo de disputa na casa. A presidência da casa não é pra ser da oposição ou da situação. A presidência tem que se portar como um árbitro onde quem tem maioria consegue aprovar aquilo que deseja. Então, não vamos tratar a presidência da Casa como uma questão do governo ou da oposição. Queremos um presidente que dialogue institucionalmente.”
De acordo com os critérios da ala petista, Hugo Motta preenche os requisitos por dialogar com os partidos, e oferecer maior estabilidade institucional. “A compreensão majoritária da nossa bancada é que uma disputa acirrada na casa não é bom nem para os interesses do PT, nem para o governo”. A prioridade manifestada entre os membros ouvidos na reunião é construir um espaço institucional, de equilíbrio, e respeito civilizatório”, afirma Odair.
Até 29 de outubro, o PT deve bater o martelo, indicou Odair.