AO GOVERNO DO ESTADO… Vitória de Cícero pode começar a desenhar o cenário de disputa para 2026
No pós-operatório das urnas de domingo, meu caro Paiakan, eis que começam a se desenhar cenários para 2026. Algo meio que esperado, considerando a tradição política no Estado, quando mal encerra uma campanha, e já outra se encaminha. E, obviamente, não é segredo que as urnas de 2024 seriam um balizador importante para a disputa do Governo e ao Senado.
Nessa perspectiva, a vitória de Cícero Lucena (Progressistas) em João Pessoa sinaliza para o fortalecimento da base governista, a partir da Capital. Cícero, inclusive já pode estar na bolsa de apostas para o embate do Governo. Não apenas pela votação maiúscula, mas também pela expectativa de poder que se cria, com lastro na parceria com o governador João Azevedo.
Aliás, uma eventual candidatura de Cícero surge quase que por gravidade. Quais outros nomes o governista teria para encarar a parada das urnas de 2026? O deputado Adriano Galdino (Republicanos) tem feito uma movimentação que, inclusive, estabelece uma pendenga interna no partido, considerando que o deputado Hugo Motta, caso eleito presidente da Câmara, de repente pode se interessar pela disputa ao Governo.
O vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas), numa previsível desincompatibilização de João para concorrer so Senado, pode ser um quadro, apesar de ainda muito jovem. Pode esperar. Vai depender muito. Há a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que tem falado em disputar a reeleição, mas é sempre uma opção. Por último, João ainda poderia empinar um nome de sua proximidade, talvez um secretário. Nunca se sabe.
Vamos combinar, meu caro Paiakan, esse é um cenário que, a preço de hoje, favorece a Cícero, com Galdino no encalço. Há que se esperar a poeira baixar, inclusive aguardar a movimentação judicial como rescaldo da campanha, para que o cenário se desanuvie e sinalize o que virá no embate de 2026.