Ruy bate duro: “Governo tem dinheiro pra construir estádio mas não para combater a seca”
O deputado Ruy Carneiro bateu duro no Governo Federal, pela lentidão em socorrer os nordestinos acossados “pela maior seca dos últimos 40 anos”. Segundo o tucano, “o governo gasta alguns bilhões de dinheiro público para a construção de estádios para três ou quatro jogos da próxima Copa, e não consegue sequer reiniciar as obras de transposição do São Francisco”.
Segundo Ruy, mais de 91% da população de todo semiárido está atingida pela seca, “o que corresponde a 20 milhões de nordestinos, e, desse total, mais de oito milhões vivem na zona rural, sofrem sede e o desespero de verem seus rebanhos quase completamente dizimados, Nem os poucos perímetros irrigados se livraram dos prejuízos e amargam perdas em torno de 50%”.
O deputado assinalou ainda a maioria dos carros-pipa completam em dez ou quinze dias toda a quilometragem contratada para o mês: “Não é que rodem muito, a quilometragem estabelecida é que é insuficiente. Durante o restante do mês, a sorte do sertanejo é inapelável: ou fica sem beber, ou compra água a R$ 100 ou R$ 120 reais a carrada, mais do que a Bolsa Família”.