Mídia nacional traz João Pessoa como a 9º cidade mais violenta do mundo
Cada vez que a mídia nacional produz alguma reportagem sobre a Paraíba já se pode esperar o pior. Foi, por exemplo, o exemplo da gastança na Granja, que rendeu várias matérias em portais, revistas e na Folha de São Paulo e repercutiu em todo País. Agora, o portal UOL traz um dado assustador, mas não surpreendente: João Pessoa é a nona cidade mais violenta do… mundo!
Os dados, na verdade, foram levantados pela ONG mexicana Segurança, Justiça e Paz. Entre as quinze cidades mais violentas do mundo, estão Maceió (em 6º), João Pessoa (9º), Manaus (10º), Fortaleza (13º) e Salvador (14º). Outro dado emblemático: Recife, que já foi uma das cidades mais violentas do País, aparece apenas em 30º.
O detalhe é que, há poucos dias, o governador Ricardo Coutinho reuniu a Imprensa, e promoveu intensa pirotecnia, para anunciar a redução da violência na Paraíba. O governador apresentou vários números, para reforçar seu discurso. Agora se vê, no entanto, que os seus números não batem com as principais instituições internacionais que estudam a violência. Ou seja, seu discurso não bate com a realidade.
A surpresa realmente é João Pessoa que, até bem recentemente, era considerada uma das capitais mais tranquilas do Nordeste. Ainda segundo a ONG mexicana, as demais cidades brasileiras que constam do ranking das 50 são: Vitória (16º), São Luís (23º), Belém (26º), Cuiabá (28º), Goiânia (34º), Curitiba (42º) e Macapá (45º). São Paulo está fora.
O ranking é liderado por San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 169,3 homicídios para grupo de cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar vem Acapulco, no México, com taxa de 142,88, e, em terceiro, Caracas, na Venezuela, com uma taxa de 118,89.
A Colômbia surge, em último (ou seja, entre as mais seguras) com Barranquilla (29,41 assassinatos a cada 100 mil habitantes). Em penúltimo lugar está Brasília, com taxa de 29,73, um pouco à frente de Belo Horizonte, com 29,74. Cidades menos seguras, no Brasil, Maceió aparece com uma taxa de homicídios de 85,88. João Pessoa vem com 71,59, e Manaus, 70,37. Mais em: http://bit.ly/YKD8CJ
Outro estudo – De acordo com o Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Ministério da Justiça e pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, a capital paraibana registrou, em 10 anos, um crescimento de 157,1% no número de homicídios e se tornou a segunda capital mais violenta do pais.
No período analisado a taxa de homicídios saltou de 37,8 para 80,3. Ou seja, João Pessoa subiu onze posições no ranking, saindo da 13ª locação para 2ª.