NOVA ELEIÇÃO… Deputados votam na próxima terça-feira a recondução de Mesa Diretora presidida por Galdino
Está marcada para a próxima terça-feira (26/11) a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia, relativa ao biênio 2025/2026. O pleito está respaldado em recente alteração no Regimento Interno, via resolução, instituindo novas regras, na esteira de decisão do Supremo Tribunal Federal, tornando inconstitucional a antecipação de eleição em casas legislativas.
O deputado Adriano Galdino e os demais integrantes da atual Mesa Diretora, como se sabe, tinham sido eleitos há dois anos, e já na mesma sessão os parlamentares votaram para a sua recondução, valendo a partir de 2025. Essa antecipação foi derrubada pelo Supremo, a partir de uma provocação do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
No entendimento da Procuradoria-Geral da República, a antecipação da eleição feriu “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”. Esse mesmo entendimento tiveram os ministros do Supremo. E, com a anulação, havia necessidade de uma nova eleição.
Galdino acredita que a chapa da qual é presidente deverá repetir o placar de dois anos, com apenas um voto discordante, do deputado Wallber Virgolino, que se posicionou em contrário. A chapa tem ainda o apoio do governador João Azevedo, que disse acreditar na eleição tranquila da Mesa Diretora.