PENSAMENTO PLURAL O que esperar da relação Lula e Trump nos próximos anos, por Emir Candeia
O comentário enviado pelo professor Emir Candeia Gurjão tem como parâmetro, a última crônica do escritor Palmarí de Lucena, “Brasil e Estados Unidos: desafios e oportunidades em um novo mandato de Donald Trump”, quando adverte para o desafio das relações Brasil e Estados Unidos , sob os mandatos de Trump e Lula. Confira íntegra do comentário…
A promessa de mediação e cooperação em temas sensíveis – comércio, governança digital ou meio ambiente – é um pouco mais que retórica, considerando o desalinhamento estratégico e ideológico entre Brasília e Washington, agravado pela chegada de Trump ao poder.
O Brics, longe de trazer benefícios tangíveis, acaba por voltar ao Brasil refém de uma agenda revisionista que desafia diretamente a hegemonia norte-americana sem oferecer contrapartidas reais.
Além disso, o suposto engajamento com pautas como a governança digital e a proteção ambiental perde força quando confrontado com a falta de capacidade tecnológica do Brasil, o atraso na economia digital e a relutância dos EUA, sob Trump, em aceitar imposições regulatórias externas.
Em suma, as expectativas de um papel de mediação e a manutenção de uma relação equilibrada com os Estados Unidos são ingênuas e pouco realistas. A tendência ideológica do governo brasileiro contraria a lógica de estabelecer parcerias concretas com Washington.
Ao insistir em uma diplomacia baseada em alinhamentos contrários ao Ocidente, abraçar grupos hostis e apostar em blocos que não trazem resultados práticos, o Brasil arrisca sua relevância internacional e reduz a probabilidade de avanço em acordos que de fato podem fortalecer sua soberania.
Os textos publicados nesta seção “Pensamento Plural” são de responsabilidade de seus Autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog.