“VAI DESARMAR OS BANDIDOS?” Deputado contesta proposta de ministro que defende uso de armas não letais por policiais
O tema ganhou repercussão, após o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) defender o uso de armas não letais pelas forças policiais no País. Mas, vários parlamentares têm criticado essa postura do ministro, sob a alegação de que a ideia é desarmar os policiais, mas não os bandidos.
“Estamos pensando na edição de um ato normativo no que diz respeito ao uso da força, o uso progressivo da força. Começando pela utilização de instrumentos não letais até, se não houver mais nenhuma possibilidade de enfrentamento ao crime, chegarmos ao uso das armas letais”, defendeu o ministro.
O ministro afirmou que ainda vai avaliar se a proposta será feita por decreto, portaria ou outro tipo de norma. Lewandowski defende um regramento, a exemplo do que já existe em outros países do mundo e uma forma de evitar a prática de “atirar primeiro e perguntar depois.”
Mas, a proposta do ministro encontrou resistência entre vários parlamentares. O deputado Cabo Gilberto postou: “É lamentável que, enquanto a sociedade clama por segurança e proteção, o Governo Federal apresente propostas que só enfraquecem ainda mais a segurança pública.”
O deputado indaga: “Como o ministro de Lula, Ricardo Lewandowski, pretende combater o crime? Com flores e discursos vazios?” E arremata: “Desarmar os policiais enquanto o crime organizado segue se armando até os dentes é uma contradição sem tamanho. Vai desarmar os bandidos?”