NESTA SEGUNDA Presidente Lula passa por procedimento cirgúrgico na cabeça após passar mal no Planalto
O País acordou com a informação de que o presidente Lula foi internado, na noite desta segunda-feira (09/12), no Hospital Sírio-Libanês para um procedimento no cérebro. Pelas primeiras informações, o petista começou a se sentir mal pela manhã, com forte dor de cabeça, mas só procurou assistência hospitalar à noite.
Segundo o boletim médico do Sírio-Libanês, o presidente deu entrada em Brasília para um exame de imagem após sentir o incômodo. A ressonância então indicou uma hemorragia intracraniana, provavelmente, devido à queda que ele sofreu ainda em 19 de outubro.
Logo depois, foi transferido em caráter de urgência para a unidade do hospital em São Paulo, onde foi submetido à uma craniotomia para drenagem de hematoma. Ainda segundo o boletim médico, a cirurgia transcorreu bem e Lula está sob monitoração em leito de UTI.
Craniotomia – A craniotomia descompressiva, segundo explicou a equipe médica, é um método cirúrgico indicado para a redução imediata da pressão intracraniana em geral, diante de tumefação cerebral, hematoma subdural agudo e algumas doenças não traumáticas.
Ainda não há uma previsão de alta, que vai depender da evolução do quadro clínico.