HÁ 3 CANDIDATOS… TCE formaliza aposentadoria de Arthur Cunha Lima e abre disputa pela vaga de conselheiro
O Tribunal de Contas do Estado acaba de abrir, oficialmente, a temporada de disputa por uma vaga de conselheiro. O presidente da Corte, Nominando Diniz, anunciou nesta sexta-feira (20/12), a concessão de aposentadoria compulsória ao Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima.
A decisão, inclusive, já foi formalizada por meio de portaria, que será publicada no Diário Eletrônico do TCE, edição de 23 de dezembro. A medida, segundo Diniz, visa assegurar o cumprimento das normas constitucionais e a continuidade das funções do tribunal, quanto à fiscalização e controle da aplicação dos recursos públicos no Estado: Arthur completou 75 anos, nessa quinta-feira (19/12).
Segundo Nominando, a vaga é da Assembleia: “Tem de ser eleição e eleição secreta. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal anulou uma eleição que foi aberta. Terá de ser secreta. Terá de ter todos aqueles procedimentos, formação de chapa, convocação, eleição.”
O conselheiro ingressou no TCE-PB em 04 de maio de 2010. Antes de assumir o cargo de conselheiro, foi eleito deputado estadual por três legislaturas consecutivas, nas eleições dos anos de 1998,2002 e 2006. Foi presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba durante o biênio 2007/2009, sendo reeleito para o biênio 2009/2011.
Disputa – Para a vaga aberta com a aposentadoria de Arthur há três deputados estão em campanha: Tião Gomes (PSB), Tarciano Diniz (União Brasil) e Jutay Meneses (Republicanos).