PRÉVIA NATALINA Oposição promove confraternização festiva e mostra suas muitas caras de olho na eleição de 2026
Havia personagens de todos os espectros políticos. Apoiadores do presidente Lula, como o senador Veneziano Vital do Rego (MDB). Havia bolsonaristas, como os deputados Wallber Virgolino e Cabo Gilberto. Mas, também os que ficam em cima do muro dependendo do vento que sopra do Palácio do Planalto, como o senador Efraim Filho (União Brasil) e o deputado Ruy Carneiro (Podemos).
Também havia espaço para opositores do governador João Azevedo (PSB), mas filiados a um partido aliado, com o prefeito Emerson e sua esposa Jane Panta (Progressistas). Outra surpresa foi a presença do ex-senador Cássio e o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), além do prefeito Bruno Cunha Lima. O detalhe foi a ausência do deputado Romero Rodrigues (Podemos), sempre operando na indefinição.
O fato é que a oposição mostrou sua cara, ou suas várias caras e, pelo visto, decidiu mandar um recado à praça, especialmente a João Azevedo em relação às eleições de 2026. E, para não deixar dúvidas, o senador Efraim postou em suas redes sociais: “Então é Natal! Almoço de confraternização com as bancadas de oposição do nosso Estado, traçando planos e estratégias. Seguimos firmes, fortes e unidos. 2026 é logo ali…”.
Efraim que, nos últimos dias, andou acendendo o pavio de seu foguete que não dá ré. O detalhe é que, além do senador Efraim, também é conhecido o interesse de Pedro Cunha Lima disputar o Governo, mas sempre pontua a necessidade de uma unidade das oposição, antes de se lançar no processo eleitoral. Bruno tem sido citado, mas vagamente. Romero, como sempre, é candidato a desistir.
Efraim pode surpreender. Já foi assim quado se elegeu senador. Se bem que, a disputa ao Governo, é em outro patamar. Assim, a preço de hoje, pela oposição, de peso, peso mesmo, tem o ex-senador Cássio. Mas, ele tem repelido todas as convocações/intimações para retornar ao embate eleitoral. E assim caminha a humanidade.