VAI MEXER NO VESPEIRO… Hugo Motta admite pautar em breve discussão sobre anistia para envolvidos no 8 de Janeiro
É, sem dúvida, uma demonstração de coragem, porque é como mexer num vespeiro, mas o fato é que o deputado-presidente Hugo Motta admitiu, em entrevista à Imprensa, que, nos próximos dias, o projeto de lei que trata da anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro será debatido em reuniões com lideranças da Câmara.
Até admitiu: “Esse tema é o que mais divide a Casa hoje. Temos um PL que defende a votação da anistia para os presos de 8 de janeiro, enquanto o PT é contra. A pauta será decidida pelo presidente, com participação dos líderes. Com certeza, será levada para as reuniões e vamos conduzir com a maior imparcialidade possível.”
Mas, ressaltou que o tema, por ser muito sensível, deverá ser tratado com cautelas, para evitar uma conflagração entre deputados de direita e de esquerda. Mas, lembrou que o ex-presidente Arthur Lira (Progresssitas-AL) já havia criado uma comissão especial para debater a questão, e deverá ter uma tramitação.
Costumes – Mas, popntuou que “as pautas ideológicas, as pautas de costumes (como aborto), penso eu, que não estão na prioridade do dia. É um debate interessante, às vezes até nos motiva mais do que debater coisas mais burocráticas, mas o que é que temos visto ao longo do tempo? Essas pautas muito mais dividem o País do que trazem benefícios imediatos”.
Suas declarações foram dadas para jornalistas da Paraíba logo após sua eleição para a Presidência da Câmara.