OPERAÇÃO ARTHRON… PF investiga fraude no Programa Farmácia Popular e bloqueia R$ 38 milhões em bens dos envolvidos
A Polícia Federal deflagrou operação, na manhã desta quinta-feira (13/02), na Paraíba e mais cinco Estados, com base em investigações sobre fraudes milionárias ao Programa Farmácia Popular do Governo Federal.
No âmbito da mesma Operação Arthron, a PF apura também o tráfico de drogas transnacional e cumpre seis mandados de prisão, 26 mandados de busca e apreensão, 28 medidas restritivas de direitos.
Além dos mandados, a Justiça Federal em Goiás também determinou o bloqueio de mais de R$ 39 milhões dos investigados. As medidas abarcam o sequestro de bens móveis e imóveis nos estados de Goiás, Paraíba, Mato Grosso, Acre, Minas Gerais e também no Distrito Federal.
Esquema – O Programa Farmácia Popular é do Governo Federal e visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada.
Segundo a PF, o esquema envolvia a constituição de diversas empresas do ramo farmacêutico que, posteriormente, eram utilizadas para fins de obtenção de vantagens indevidas junto ao Programa Farmácia Popular.
Os valores obtidos a partir das atividades fraudulentas, posteriormente, era utilizado por parte dos investigados para fins de financiamento ao tráfico de drogas.
Foram identificadas ao menos 28 pessoas jurídicas diretamente utilizadas pelo grupo para fins da prática dos referenciados atos de estelionato em desfavor da União.