Lei do talão ou de talião
Pelo que se diz na praça, a inspiração da lei do talão, que estimula os amarelinhos a multar, vem da gestão de nosso ínclito, preclaro e insigne ex-prefeito Ricardo Coutinho, atual mandatário-mor da Capitania da Paraíba, ora anexa a Pernambuco.
RC teria legado a orientação para o prefeito Luciano Agra, seu preposto-mor. Mas, fagueiro como ele só, Agra decidiu implantar o saque oficial aos motoristas apenas no final de sua gestão, dizem, motivado pela… lei de talião. Dente por dente, olho por olho.
É notório que Agra ainda não perdoou a operação desmonte de sua reeleição, cujo talonário de maldade foi preenchido por várias mãos. Talvez ele identifique entre essas, não amarelinhos, mas os laranjas (de girassol) Estelizabel e Nonato Bandeira.
Então, Agra finalmente cumpre a orientação de Coutinho. Poderia ter sido mais lépido e aplicado a lei do talão antes, mas, sendo candidato, havia o risco do eleitor multar seu projeto de reeleição. Agora, a multa, aliás, o risco vai pra dupla Estela e Nonato.
Há quem diga que a lei de talião é estelionato político. Não creio. Agra sempre foi de cumprir ordens superiores. Foi assim ao destruir a pista do Aeroclube, ao renovar um contrato com a SP Alimentação contrariando orientação do Ministério Público…
Foi assim no caso do gari milionário, na suspeitíssima compra de livros por preços impublicáveis, na ainda mais suspeita desapropriação da Fazenda Cuiá, no aluguel de um ônibus pra concorrer com a Nasa, na compra de melancia a preço astronômico.
A lista é longa. Agra, até agora, vinha obedecendo a cartilha direitinho, até de forma superfaturada, assumindo a responsabilidade de todas as denúncias. Mas, o papel de bobo da corte no caso de sua candidatura à reeleição pode ter sido demais para um Agra.
Há sempre um dia em que o sujeito se magoa. É quando baixa o espírito da lei de talião. Ainda mais quando tem o talão nas mãos… Pena que seja o cidadão o intimado a pagar essa conta.
LÉPIDAS
Dou-lhe uma
O Governo RC decidiu acionar, semana passada, o Tribunal de Justiça para realizar um mutirão e cobrar dívidas dos 200 maiores devedores do Estado. Motivou o comentário de um magistrado, para riso de alguns de seus pares: “O Governo deveria, primeiro, fazer mutirão para pagar o duodécimo da Justiça…”
Dou-lhe duas
O secretário Cláudio Lima (Segurança) tem encontrado pouca segurança pra despachar com o governador RC. Seu cacife que caído na mesma proporção que aumentam os índices de violência no Estado. Dia desses, um de seus auxiliares ficou compungido com suas queixas em relação à queda de prestígio…
Dou-lhe três
Pesquisas internas do PMDB indicam que a secretária Tatiana Medeiros (Saúde), pré-candidata do partido, teria rompido a barreira dos dois dígitos na disputa pela Prefeitura de Campina Grande. Porém, ainda distante dos pré-candidatos e deputados Romero Rodrigues (PMDB) e Daniela Ribeiro (PP).
É do agrado
É visível a simpatia de alguns setores do cassismo campinense pela candidatura da reitora Marlene Alves (UEPB). O senador Cássio Cunha Lima publicamente reitera que seu candidato é o deputado Romero Rodrigues. Um tucano experimentado disse ao Blog: “Mas, Cássio não acharia ruim se ela fosse eleita”.
Quem é líder
Quando o líder do Governo era o deputado Lindolfo Pires, sua sombra era o colega Edmilson Soares, muito mais cacifado junto o coletivo girassol. Com Hervázio Bezerra não tem sido diferente. A eminência parda tem sido Adriano Galdino. Já há quem diga que o clima está assim: de vaca desconhecer bezerra…