Após sugestão de intervenção federal bancada se reúne em DF pra discutir violência
A bancada federal da Paraíba se reúne, nesta terça-feira (dia 26), em Brasília, para debater a escalada de violência no Estado e discutir alternativas que possam ser apresentadas ao ministro José Eduardo Cardoso (Justiça). Na semana passada, o deputado Manuel Júnior chegou a sugerir um pedido de intervenção federal na área de Segurança Pública do Estado.
A reunião foi convocada exatamente pelo deputado Júnior, que é coordenador da bancada. O peemedebista solicitou a reunião após a divulgação do relatório do Ministério da Justiça atestando que o Estado não oferece equipamentos necessários para o trabalho dos policiais: “Faltam coletes a prova de balas e até mesmo munição. É uma situação de caos.”
Segundo o peemedebista, “o Governo do Estado já mostrou que não tem competência para conter a escalada de violência na Paraíba. O cidadão, que vive amedrontado e refém da bandidagem, não pode ficar à mercê de um governo que se revelou absolutamente incapaz de oferecer o mínimo de segurança à população”.
Há poucos dias, o Ministério da Justiça publicou o ranking da violência no Brasil, mostrando que João Pessoa é a 5ª capital mais violenta do País, enquanto Santa Rita é a 5ª entre todas as cidades. Recentemente, organismos internacionais divulgaram a Grande João Pessoa, como a nova região mais violenta do mundo. Mais embit.ly/W1vvej e bit.ly/Y15963 .
Na semana passada, os telejornais da Rede Globo, ‘Fantástico’, ‘Jornal Nacional’ e ‘Bom Dia Brasil’ revelam o drama vivido pelos paraibanos com a ‘onda’ de insegurança. Após reportagem do ‘Fantástico’ revelar esquemas criminosos para a aquisição de explosivos no interior da Paraíba, os jornais Nacional e ‘Bom Dia Brasil’ repercutiram a ação de bandidos que destruíram uma agência bancária em Junco do Seridó.