A PRIMEIRA DO PAÍS Paraíba ganha Sala Lilás uma iniciativa do projeto Antes Que Aconteça da senadora Daniella

Um espaço de acolhimento e segurança às meninas e mulheres vítimas de violência de gênero. É isso o que propõe a Sala Lilás, inaugurada nesta sexta-feira (21/03) em João Pessoa, a primeira cidade do país a receber o equipamento.

O local faz parte do programa Antes Que Aconteça, liderado pela senadora Daniella Ribeiro e funcionará no IPC (Instituto de Polícia Científica), no bairro do Cristo. A solenidade de entrega contou com a participação do ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), do governador João Azevêdo (PSB) e do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).

Idealizadora do programa Daniella anunciou, durante o evento, a expansão da Sala Lilás a 52 municípios da Paraíba e a chegada do equipamento também em outros Estados do Brasil.

“Quando a gente ajuda uma mulher que sofre violência, a gente ajuda uma criança, a gente cuida da criança que vive esse ciclo de violência, que desenvolve questões tanto na saúde emocional quanto na sua segurança e integridade física”, pontuou a senadora.

E ainda: “Então esse é o nosso cuidado e para que isso acontecesse não poderia ninguém sozinho, a gente só pode fazer isso em conjunto, dando as mãos, Governo Federal, Governo Estadual, Congresso Nacional e tantos outros órgãos que estão presentes em nome dessa causa.”

Já o governador afirmou: “Nós queremos verdadeiramente que as mulheres, ao menor sinal de violência, tenham um espaço, e esse espaço vai acontecer com o programa Antes que Aconteça. Então, aqui vai um agradecimento  à senadora Daniella Ribeiro e  ao ministro Lewandowski,  por ter apoiado esse projeto, ter entendido que ele é importante.”

Estrutura – A sala vai priorizar profissionais capacitadas,  do sexo feminino, advindas de instituições de segurança pública e do sistema de justiça, para que possam atender com segurança e acolhimento às mulheres que precisarem do serviço.

Serão mais de 50 salas na Paraíba, associadas às 20 salas de recepção e de apoio de acolhimento, além de dez delegacias das mulheres.