GUARDA COMPARTILHADA… Efraim recua e diz que federação fará pesquisa pra escolher candidato ao Governo entre ele e Lucas

O senador Efraim Filho (União Brasil) puxou o freio de mão, após algumas trocas de farpas com lideranças do Progressistas em torno do comando da federação na Paraíba, meu caro Paiakan.

Inicialmente, o senador avisou que a federação não teria como ocorrer na Paraíba, caso o Progressistas se mantenha na base do governador João Azevedo (PSB).

Mas, nas últimas horas, o senador mudou um tanto o discurso, orientado pela direção nacional de seu partido, e revelou que, até o início de 2026, haverá uma gestão compartilhada na Paraíba.

A orientação teria partido após um encontro com os presidentes nacionais do União Brasil (Antonio Rueda) e do PP (Ciro Nogueira), para evitar que a federação ficasse comprometida em função da divergência na Paraíba.

De quebra, também passou a defender o critério da pesquisa para escolha do candidato a governador da federação: “O critério da pesquisa definirá quem será o candidato a governador em 2026. A federação tem dois pré-candidatos ao Governo. Tem Lucas Ribeiro do lado de lá e tem Efraim Filho do lado de cá.”

Pelo tom de suas declarações, Efraim está certo de ter maior cacife eleitoral que Lucas, e então ser ungido como candidato a governador, com apoio das duas estruturas partidárias.

Resta saber como o Progressistas vai administrar a nova realidade. Há quem aposte, nos bastidores do partido, meu caro Paiakan, que, se Lucas não viabilizar, então outro nome poderá ser apresentado para disputar com Efraim.