Vital eleito para a CCJ do Senado com voto de Cássio
O senador Vital do Rego não chegou exatamente a surpreender, com sua eleição para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado. Ele já era especulado. Mas, não deixa de ser relevante observar que o senador paraibano tem ocupado espaços em seu primeiro mandato, que só um veterano costuma conquistar.
Vital já foi presidente da Comissão de Orçamento, a segunda mais importante do Congresso (perde apenas para a CCJ), presidente da CPI de Cachoeira e ocupou vários outros postos em comissões técnicas da Casa, em apenas dois anos de mandato. Agora, na CCJ, terá como vice-presidente o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre.
O detalhe na eleição de Vital foi o voto declarado do senador Cássio Cunha Lima. Momentos após a eleição, o tucano postou em seu twitter: “Votei no senador Vital para presidência da CCJ em nome da Paraíba e de Campina Grande. Minhas felicitações públicas a ele.” Vital vai comandar a comissão mais importante da Casa pelos próximos dois anos.
Formada por 23 parlamentares, a CCJ é responsável pela análise da constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das proposições que tramitam no Senado. “Também é da competência da comissão emitir parecer sobre matérias que tratam da perda de mandato de senador e da escolha de ministro do Supremo e do procurador-geral da República, entre outras autoridades”, diz site do Senado.