EFRAIM SAI OU FICA? Daniella anuncia retorno ao Progressistas e partido ganha fôlego para comandar federação na Paraíba

A senadora Daniella Ribeiro anunciou, na tarde dessa quinta-feira (10/04), seu retorno do Progressistas pelas mãos de seu irmão, o deputado Aguinaldo Ribeiro e também o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (CE). Daniella, como se sabe, estava sem partido, desde que deixou o PSD, após Gilberto Kassab comandar o ingresso de Cássio e Pedro Cunha LIma.

Na linha de Zé Américo que na volta, ninguém se perde, a senadora definiu sua data de filiação ao Progresssitas, no próximo dia 23 de abril, em Brasília, com a presença da cúpula nacional. Essa liturgia traz uma mensagem importante: com sua filiação, o partido passa a ter, além dela senadora, também mais dois deputados federais: Aguinaldo e Mersinho Lucena.

Com essa movimentação em Brasília, há um imediato reflexo na Paraíba, onde o Progressistas trava com o União Brasil do senador Efraim Filho uma batalha de bastidores pelo comando da futura federação, envolvendo os dois partidos. Ou seja, se vingar o princípio da proporcionalidade, o Progressistas assumirá o controle da federação e indicará o candidato a governador.

O partido, como se sabe, opera com dois nomes: o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito Cícero Lucena. Lucas depende de uma eventual saída do governador João Azevedo (PSB) para disputar o Senado. Cícero, por outro lado, está, como se diz, de melé solto e tem percorrido a Paraíba, e seu nome passa a ser lembrado fortemente como candidato a governador, inclusive respaldado em pesquisas.

Diante desse cenário, praticamente consolidado, resta aguardar como irá reagir o senador Efraim. Se permanecerá no seu partido, para morrer fardado, ou se procurará uma outra legenda, pela qual possa concorrer ao Governo, na seara da oposição.