CACIFE EM ALTA Efraim Filho assume presidência da comissão que irá analisar orçamento da União de 2026

Cresce o cacife político do senador Efraim Filho (União Brasil) no Congresso Nacional. O senador paraibano foi confirmado, nesta quinta-feira (10/04), como presidente da Comissão Mista de Orçamento, uma das mais cobiçadas do Congresso, e responsável por comandar a tramitação as contas da União em 2026.

Dentre as prerrogativas do posto, Efraim poderá direcionar o debate sobre a aplicação dos recursos federais e, especialmente, das emendas parlamentares, objeto de tanto debate entre Congresso, Executivo e Supremo Tribunal Federal, o que torna a CMO uma ferramenta de peso no Congresso.

Efraim teve a sua indicação endossada pelos líderes partidários e chancelada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). A CMO terá como relator será o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Ao tomar posse, Efraim sinalizou que irá buscar a celeridade na tramitação.

“A nossa expectativa é de que iremos dar os passos necessários rumo ao cronograma de votação do orçamento, conforme estabelece a legislação. Então, vamos procurar dar celeridade nessa análise e sempre com um olhar na transparência, na responsabilidade e no equilíbrio fiscal”, pontuou.

Mais paraibanos – A CMO presidida por Efraim terá mais três paraibanos: o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) e os deputados federais Romero Rodrigues (Podemos) e Wilson Santiago (Republicanos). Ao todo, a comissão tem 40 membros titulares, dentre 30 deputados e 10 senadores, e igual número de suplentes.