Enquanto o escândalo do INSS segue fazendo estragos, aumenta a pressão contra o ministro Carlos Lupi (Previdência), acusado de não ter agido a tempo para evitar o rombo bilionário contra aposentados e pensionistas do INSS.
O deputado Cabo Gilberto (PL) tem sido um dos parlamentares mais críticos em relação ao ministro. O parlamentar postou em suas redes sociais nesta sexta-feira (02/05) sua indignação, além de pedir a demissão do ministro da Previdência.
“O que Carlos Lupi pode revelar que assusta o PT? Por que ele não foi demitido ainda?”, postou Cabo Gilberto, estranhando a “demora” do presidente Lula em demitir o ministro, que é o presidente do PDT, partido que, inclusive ameaçou deixar a base do Governo se ele for demitido.
Pra entender – Na semana passada, após uma operação da Polícia Federal, a Controladoria Geral da União divulgou que, de 2019 a 2024, descontos em benefícios realizados por sindicatos e associações somaram R$ 6,3 bilhões, mas nem tudo foi de forma não autorizada.
A investigação apontou que milhares de aposentados foram associados sem consentimento e tiveram descontos feitos diretamente nos benefícios pagos pelo INSS. A oposição no Congresso Nacional aponta suposta omissão dolosa do ministro e já colheu assinaturas suficientes para a instalação de uma CPI.