OPERAÇÃO FACE OFF… PF cumpre mandados na Paraíba e mais 8 Estados contra esquema que fraudou o sistema Gov.br

A Polícia Federal deflagou, na manhã desta terça-feira (13/05), a Operação Face Off e cumpriu cinco mandados de prisão e 16 de busca e apreensão na Paraíba e mais oito Estados do País, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma Gov.br. A situação é preocupante, uma vez que trata-se de dados sensíveis que envolvem a vida financeira e social de muitos brasileiros.

O esquema criminoso utiliza técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica. De acordo com as investigações, os criminosos simulavam traços faciais de terceiros para obter acesso indevido às contas digitais das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis.

Segundo ainda apurou a PF, os bandidos vinham atuando e lesando usuários nos Estados do Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins, além da Paraíba, segundo as primeira informações da Polícia Federal. Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

Técnica – Dentre as técnicas empregadas pelo grupo, destaca-se o uso de softwares de edição de imagem e vídeos, capazes de alterar a aparência facial de uma pessoa em tempo real, o que dificulta a identificação por parte dos sistemas de segurança. A manipulação facial é um campo bem avançado na tecnologia e pode ser aplicada em diversas áreas, desde a indústria do entretenimento até práticas ilegais, como no caso em questão.