A Paraíba segue se consolidando como um importante polo de artesanato do País. A 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, encerrada neste domingo (29/06), em Campina Grande, registrou mais de R$ 2,7 milhões em comercialização pelos artesãos. O salão também arrecadou perto de seis toneladas de alimentos, que serão doados a entidades que atendem pessoas em estado de vulnerabilidade.
Esta edição do Salão do Artesanato homenageou o macramê, com o tema “Macramê — a arte de arrochar o nó”, e buscou o resgate da tipologia, presente principalmente nos municípios de Araruna, Campina Grande e João Pessoa. Além das vendas e da solidariedade da população, o Salão do Artesanato Paraibano também foi marcado pela apresentação de grandes atrações culturais.
Na programação, foi realizado um desfile apresentando a coleção “Fortes como a Flor”, resultado de uma consultoria ministrada pela estilista Carol Teixeira com as artesãs macrameiras de Araruna — uma ação conjunta do Governo do Estado e Sebrae. Além das vendas, o forte do Salão do Artesanato Paraibano está na visibilidade que proporciona aos seus expositores, sendo a única feira no País feita apenas com artesãos do próprio Estado.