O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na Paraíba está em pé de guerra. Há um incêndio entre os funcionários do órgão, desde que o presidente Lula confirmou a nomealção do novo superintendente estadual, o biólogo Nino Tavares Amazonas, que tem sido contestada pela categoria.
A Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente afirmou, em nota, estarem ciantes da nomeação de Nino, que não faz parte dos quadros do Ibama na Paraíba. Em nota, a entidade afirma que Governo Federal desvaloriza a experiência dos efetivos.
Diz a nota: “Infelizmente, apesar de apregoar que valoriza o servidor público, inclusive da área ambiental, o governo optou outra vez por desconsiderar o trabalho que vem sendo realizado pelo quadro técnico da própria instituição desde o início da atual gestão.”
A Associação vinha defendendo, nos últimos meses, a nomeação de um funcionário de carreira do Ibama, considerando que o órgão dispõe de quadros competentes para assumir o posto: “Essa postura evidencia a desvalorização da expertise dos servidores efetivos, sugerindo que, para ocupar cargos relevantes no Ibama, o “pré-requisito” parece ser não ser servidor.”
Nino Amazonas tem pós-doutorado em Biologia Vegetal na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele também é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba. Ultimamente, vinha trabalhando como diretor técnico do Jardim Botânico de São Paulo, com atuação também no Zoológico de São Paulo.
CONFIRA ÍNTEGRA DA NOTA…
A ASCEMA Nacional e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e PECMA na Paraíba, que representam servidores do IBAMA, ICMBio, MMA e SFB, comunicam que estão cientes da recente movimentação política para o cargo de Superintendente do IBAMA no estado.
Infelizmente, apesar de o governo afirmar que valoriza o servidor público — inclusive os da área ambiental —, mais uma vez optou por desconsiderar o trabalho que vem sendo realizado pelo quadro técnico da própria instituição desde o início da atual gestão.
Mesmo com o excelente trabalho desenvolvido, o cargo de Superintendente constava, até então, na página institucional do IBAMA como vago. O servidor de carreira que exercia a função de forma interina era citado apenas como substituto, embora já estivesse desempenhando as funções de Superintendente há anos. Essa postura evidencia a desvalorização da expertise dos servidores efetivos, sugerindo que, para ocupar cargos relevantes no IBAMA, o “pré-requisito” parece ser não ser servidor.
Diante do exposto, a ASCEMA Nacional e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e PECMA na Paraíba reconhecem e agradecem o trabalho do colega Geandro Guerreiro Pantoja, que, no período em que esteve à frente da Superintendência, contribuiu significativamente para a retomada das atividades do IBAMA na Paraíba, deixando uma gestão bem encaminhada
NOMEAÇÃO DO NOVO SUPERINTENDENTE…