SEGUE A ARENGA Lula diz que foi ao Supremo para conseguir governar e mira Câmara: “Cada macaco no seu galho”

O presidente Lula voltou a contestar críticas de setores do Congresso contra sua iniciativa de acionar o Supremo Tribunal Federal para anular recente decisão da Câmara dos Deputados que derrubou seu decreto de aumento do IOF. Pelo que circula na mídia nacional, o presidente decidiu, diante de sua crescente impopularidade, acirrar o enfrentamento ao Congresso.

Já o deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos), na abertura XIII Fórum de Lisbo promovido pelo ministro Gilmar Mendes (Supremo Tribunal federal) disse, sem se referir diretamente a Lula: “Não podemos continuar a oferecer um serviço público analógico a uma sociedade digital.”

Mas, o presidente Lula foi duro em sua resposta às críticas à atuação da Câmara sob gestão Hugo: “Se eu não entrar com recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte… ou seja, eu não governo mais o País. Cada macaco no seu galho. Ele (o Congresso) legisla, eu governo.”

E ainda: “O erro, na minha opinião, foi o descumprimento de um acordo que tinha sido feito num domingo à meia-noite, na caso do presidente Hugo Motta. Lá estavam vários ministros, vários deputados. O companheiro Fernando Haddad, com a sua equipe, festejou o acordo no domingo.”

Hugo enfatizou em seu pronunciamento em Lisboa: “Não posso deixar de registrar aqui o compromisso da Câmara dos Deputados com a agenda da eficiência e da sustentabilidade fiscal do Estado brasileiro.”