LIDERA RANKING Vendas do comércio na Paraíba sobem 9,1% e Estado supera média nacional

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Segundo os números, as vendas do varejo da Paraíba cresceram 9,1% no mês de maio e registraram a maior alta do Brasil pelo segundo mês seguido.

Ainda de acordo com o IBGE, o indicador do varejo da Paraíba, em abril, também alcançou o maior crescimento do País, com alta de 12,8%, passando Santa Catarina com 12,5%. Para o setor, o Brasil registrou alta de 2,1%.

No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba apresentou alta de 6,7%. Já o país acumula crescimento bem abaixo dos cinco meses deste ano 2,2% sobre o ano passado.

Outro dado – No segmento de comércio varejista, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, a Paraíba apresentou a maior taxa de expansão do país em maio (6,1%) sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa do Brasil foi de apenas 1,1%. No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba acumula alta de 6,7% e a do País 1,1%.

Segundo o secretário Marialvo Laurean (Fazenda) , a manutenção de uma gestão fiscal equilibrada no Governo há seis anos é um dos maiores trunfos da atual gestão, principalmente quando o cenário macroeconômico nacional se apresenta mais desafiante com taxas de juros mais altas e que tende afetar setores como o varejo.

“Sabemos que o aumento dos juros no Brasil, além de prejudicar as empresas, encarece o preço ao consumidor final, reduz a demanda e vendas, daí a necessidade do Refis. É uma forma de dar um apoio às empresas da Paraíba, melhorar o seu fluxo de caixa e, assim, manter os empregos e, por consequência, o consumo que é tão importante ao varejo”, pontuou.

Pesquisa – A Pesquisa Mensal do Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.