Não há dúvida que o presidente Lula conseguiu marcar pontos positivos, pelo menos até agora, nesse embate com o presidente Trump, após o anúncio do tarifaço, uma sanção na verdade de 50% sobre os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
Dados da pesquisa Genial/Quaest mais recente indicam que a desaprovação do Governo Lula apresentou uma leve melhora, passando de 57% (da pesquisa anterior) para 53%. Alto ainda, mais que se sinalizam certo refrigério ao inferno astral que vinha passando o petista.
Outro dado meio que consequente: o índice de aprovação passou de 40% para 43%, ainda de acordo com o levantamento da Genial/Quaest, que mostra ainda como a percepção negativa sobre a economia diminuiu: em maio, 48% dos brasileiros acreditavam que a situação econômica havia piorado, e esse número caiu para 46% em julho.
Mas, uma outra informação segue mantendo o sinal de alerta ligado no Governo: para 49% dos brasileiros entrevistados, o presidente Lula “não é bem intencionado”, contra 40% que o consideram “bem intencionado”. Outro dado: 69% dizem que o petista não tem cumprido suas promessas de campanha, contra 27% que tem cumprido.
Outra informação revelante obtida pela pesquisa indica que, sobre o tarifaço de 50% imposto pelo presidente Trump, 79% dos brasileiros afirmam que vão ser prejudicados com a decisão. Outros 17% acham que não.
Metodologia – A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 14 de julho, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.