Se o Congresso não conseguir derrubar o veto do presidente Lula, a Paraíba irá perder dois deputados federais, a partir de 2027.
O petista, como se sabe, vetou, nesta quarta-feira (16/07), o projeto aprovado pelo Congresso que aumentava o número de parlamentares federais de 513 para 531.
A proposta foi relatada do deputado Damião Feliciano (União Brasil) e havia sido aprovada pelo Congresso no fim de junho, com amplo apoio do presidente Hugo Motta (Republicanos).
O problema surgiu após decisão do Supremo Tribunal Federal de acionar o Congresso para promover a redução de parlamentares em Estados que, segundo o censo do IBGE, apresentaram redução no número de habitantes.
Com isso, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul perderiam duas vagas, Alagoas e Pernambuco, uma, enquanto o Rio de Janeiro, que teria a bancada reduzida em quatro vagas.
Doze Estados e o Distrito Federal não seriam afetados pela atualização, mas Pará e Santa Catarina ganhariam quatro vagas, o Amazonas teria mais duas, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais contariam com mais uma cadeira.
Aumento – Em 26 de junho último, a Câmara dos Deputados aprovou projeto aumentando 513 para 531 o número de deputados federais. O projeto foi aprovado em seguida pelo Senado e seguiu para sanção do presidente Lula, que, agora, veta.