O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, deu início a uma articulação visando o retorno das operações da Petrobras no Porto de Cabedelo. O gestor participou, nesta sexta-feira (1º), de uma reunião na sede da estatal, no Rio de Janeiro, buscando ampliar ações e parcerias para efetivar as negociações.
A agenda contou com a participação dos deputados federais Hugo Mota, presidente da Câmara, e Mersinho Lucena; e incluiu encontros estratégicos em busca de soluções e parcerias que viabilizem o retorno da estatal à cidade paraibana.
A iniciativa integra os esforços da gestão municipal para fortalecer a economia local, gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva da região portuária.
Segundo André, a saída da Petrobras do Porto de Cabedelo provocou uma queda substancial na arrecadação do Município: em 2022 o coeficiente de participação no ICMS era 8 de 9,2% e passou a apenas 4,8% em 2025., representando uma projeção de perda de aproximadamente R$ 120 milhões que deixarão de entrar nos cofres do município.
A agenda do prefeito junto à Petrobrás faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Cabedelo voltadas à reativação econômica da área portuária, com foco em atrair investimentos e ampliar a presença de grandes empresas na cidade.
“Estamos em diálogo direto com os setores responsáveis, levando a proposta e mostrando o potencial do nosso Porto. A volta da Petrobras significa mais oportunidades, mais investimentos e mais futuro para nossa cidade. Estamos confiantes de que esse esforço conjunto dará resultados concretos”, disse André.
redação