As mais recentes declações do secretário Tibério Limeira (Administração) praticamente sacramentam o apoio do governador João Azevedo (PSB) à candidatura do vice Lucas Ribeiro (Progressistas) ao Governo, na chapa majoritária, meu caro Paiakan. A sinalização é muito clara e embremática.
Disse Tibério, que é um dos porta-vozes do governador: “Eu não consigo enxergar como é que uma pessoa como o vice-governador Lucas Ribeiro, que é extremamente qualificado e viveu pelo menos esses últimos quatro anos de Governo, vai sentar na cadeira e a gente vai dizer pra ele abrir mão de disputar a reeleição.”
Acrescentou mais: “Quando o governador (João Azevedo) diz que é natural, é porque é muito difícil alguém sentar na cadeira de governador e abrir mão, inclusive se sentindo em condições de lidar com a continuidade. Então, não é que seja uma preferência, e, é claro, que também é.”
E arrematou: “É uma preferência natural. Eu não vejo como retirá-lo. Dizer “Lucas, senta na cadeira, mas agora vai fazer campanha para outro candidato a governador” não faz sentido.” As declarações foram dadas ao programa Hora H.
A esta altura do campeonato, meu caro Paiakan, está muito evidente que há uma escolha pela candidatura “natural” de Lucas e caberá aos demais interessados, no caso o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) e o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) avaliarem os seus próximos passos.
E só há duas alternativas: ou permanecer na base governista e tentar encontrar outro espaço na chapa majoritária, ou tentar a sorte em outro partido que não seja da base.