A Paraíba volta a ser destaque nacional no quesito competividade. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado é o mais competitivo do Nordeste no Raking da Competividade, conforme dados do Centro de Liderança Pública. A Paraíba, inclusive, subiu uma posição em relação ao ano passado e figura como o 11º Estado mais competitivo do Brasil. Um dos destaques é a instalação do radiotelecópio Bingo, em Aguiar.
Dentre os quesitos deste ano está o avanço nos pilares da Inovação e de Potencial de Mercado. O estudo, divulgado pelo Estadão, constatou os avanços de investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento em que a Paraíba se posiciona na vice-liderança nacional, com destaque também para o aumento de patentes e estrutura de apoio à inovação.
Os investimentos públicos em inovação foram destaque, inclusive, em matéria veiculada hoje pelo jornal O Estado de São Paulo, que evidenciou a destinação de recursos para a construção do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, bolsas de estudo, desenvolvimento de startups e projetos estratégicos.
A Paraíba se destaca também no potencial de mercado, ocupando a 7ª colocação em nível nacional. O Estado avançou nove posições no pilar em relação ao ano passado, com destaque para a taxa de crescimento, tamanho do mercado e crescimento do potencial da força de trabalho.
CLP – O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.
Ranking – O Ranking de Competitividade dos Estados apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal e representa uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil nos pilares da Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.