O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, da Unimed João Pessoa, atingiu a marca de mais de 150 pacientes atendidos com o Protocolo Eras (Enhanced Recovery After Surgery), implantado em março de 2023. A unidade foi a segunda do Brasil e a primeira do Nordeste a adotar a prática, que garante recuperação mais rápida, menor risco de complicações e alta hospitalar em até quatro dias após cirurgias cardíacas.
O protocolo envolve cuidados antes, durante e após o procedimento, com acompanhamento de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. O cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre Deininger destacou que a iniciativa alia resultados positivos à humanização no atendimento.
Para celebrar o marco, a Unimed JP reuniu pacientes e equipes de saúde em um evento no hospital. Uma das beneficiadas, a professora Maria Rodrigues, comparou sua experiência em duas cirurgias cardíacas: “Na primeira vez, fiquei 11 dias internada. Agora, em menos de quatro dias, já estava de volta às minhas atividades, com saúde e confiança”, contou.