A CPI dos Combustíveis já tem pista livre para taxiar. Após sua aceitação pelo presidente Dinho Dowsley, caberia aos partidos indicares os integrantes. Mas, esse passo já foi dado.
Os partidos já indicaram os vereadores Tarcísio Jardim (PP), Jailma Carvalho (PSB), Mikika Leitão (Republicanos), Milanez Neto (MDB), Raoni Mendes (DC), Marcos Henriques (PT), Fábio Carneiro (bloco Centro Democrático) e Guguinha Moov Jampa (PSD), que se autodeclarou representante da legenda. A única indefinição está no PL, onde os vereadores Carlão Pelo Bem e Fábio Lopes disputam a vaga.
Denúncia – A CPI foi proposta por Guguinha, após denúncias de uniformização dos preços da gasolina na Capital, e tem como fato determinante a suspeita de formação de cartel nos postos. Segundo o parlamentar, postos têm deixado de repassar reduções anunciadas pelo Governo Federal, mas aplicam rapidamente aumentos determinados pela Petrobras, sem justificativa.
A situação já havia sido constatada pelo Procon na Operação Margem Explosiva, que identificou acréscimos de até R$ 0,40 no litro da gasolina em um único fim de semana. Com a definição dos nomes, a expectativa é que a comissão seja instalada nos próximos dias pelo presidente da Câmara, Dinho Dowsley.
A CPI terá sete vereadores e prazo de 120 dias para apurar denúncias sobre a variação de preços e possíveis práticas abusivas no setor, tema que tem mobilizado a população de João Pessoa.