A MISSÃO Unimed João Pessoa lança livro que homenageia profissionais e vítimas da covid-19

Em uma noite marcada por emoção e homenagens, a Unimed João Pessoa lançou, nesta terça-feira (7), o livro “A Missão”, que resgata a memória do enfrentamento à pandemia de covid-19 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O evento aconteceu no Espaço Vida e reuniu médicos, profissionais de saúde, pacientes, familiares e autoridades do Sistema Unimed.

A solenidade contou com homenagens a pacientes que venceram a doença e à família do médico Fernando Ramalho, que morreu na linha de frente. Durante o evento, também foi inaugurada a exposição “Vozes da Missão”, com depoimentos e registros históricos da época, além de tecnologias que foram utilizadas no combate ao vírus.

O coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Covid-19, cirurgião torácico Petrúcio Sarmento, destacou o esforço coletivo e o compromisso dos profissionais: “Reunimos os melhores médicos e equipes e conseguimos que dessem o máximo, mesmo exaustos. Isso fez toda a diferença”, afirmou.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, autor do prefácio do livro, definiu a pandemia como “um dos maiores desafios da humanidade” e ressaltou o papel da cooperativa. “A Unimed João Pessoa foi exemplo de resiliência e humanidade. Mostrou que o compromisso era não deixar ninguém para trás”, disse.

Já o presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, lembrou o período crítico da pandemia e a importância do registro histórico. “Foi um tempo de coragem e superação. Nunca fomos tão médicos como naquele tempo. Este livro é uma homenagem a todos que lutaram e àqueles que partiram, deixando memórias eternas”, concluiu.

Redação com assessoria