
Há poucos dias, o presidente Lula afirmou, durante um evento com o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara, que “este Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora”. Suas declarações foram dadas em solenidade do Dia do Professor, e causaram desconforto entre vários parlamentares.
Embora evitem criticar Motta publicamente, nos bastidores, várias lideranças da Câmara afirmam que o presidente da Casa deveria ter reagido e defendido os parlamentares, mesmo mantendo uma boa relação com o chefe do Palácio do Planalto. Mais, o lídero do PL assumiu suas críticas.
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ): “Lave sua boca com álcool descondenado Lula e respeite o Congresso Nacional… o presidente descondenado Lula estava acostumado a comprar parlamentares com Mensalão, Petrolão e tudo mais.”
A reclamação de Lula decorreu após a Câmara decidir retirar de pauta a Medida Provisória. da tributação de investimentos e deixar o texto caducar. A MP era considerada necessária pelo governo para equilibrar as contas públicas.
Ao comentar a troca de farpas, Motta comentou: “Se Lula realmente quis se referir ao Congresso, eu discordo plenamente, porque este Congresso aprovou quase tudo o que o Governo enviou, claro, com modificações, mas esteve ao lado, principalmente, de sua agenda. Mas, acho que ele se referiu à extrema direita.”