JÁ APTO PRA 2026… TSE atende MBL e oficialização criação do partido Missão com o número 14

O Tribunal Superior Eleitoral acaba de chancelar a criação do 34º partido no Brasil. Trata-se da legenda Missão, que é integrada pela militância do MBL (Movimento Brasil Livre), que se iniciou em 2013, nas grandes manifestações públicas e que resultaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O Missão será o 30º partido, uma vez que quatro partidos celebraram federação.

O MBL já havia obtido do Ministério Público Eleitoral, em setembro, um parecer favorável à criação da sigla, por cumprir todos os requisitos previstos na legislação, com as 590 mil assinaturas colhidas em todas as regiões do País. Com a aprovação, o partido já poderá participar das eleições de 2026. O Missão usará o número 14 nas urnas.

Atualmente no União Brasil, o deputado Kim Kataguiri (SP) deverá assumir a presidência nacional. Ele defende: “Reforma do Estado, de senadores, deputados, de juízes, de promotores, corte de privilégios na elite do funcionalismo público.” Na Paraíba, especula-se os nomes de Beka Morais e Lorrana Dias para a presidência estadual.