
A deputada Cida Ramos, presidente estadual do PT, reafirmou à Imprensa, meu caro Paiakan, o que tem sido comum nas mais recentes eleições na Paraíba: que caberá à Direção Nacional, leia-se o presidente Lula, bater o martelo sobre candidaturas e alianças nas eleições do próximo ano.
Ou seja, em algum momento, Lula vai determinar se o PT da Paraíba fará aliança em torno da candidatura de Lucas Ribeiro (Progressistas), por conta de sua parceria com o governador João Azevedo (PSB), ou se optará por Cícero Lucena (indo pro MDB), ancorado no senador Veneziano Vital do Rego (MDB).
Ou seja, vai escolher entre os dois aliados: João ou Veneziano. Num cenário que, provavelmente, o ex-governador Ricardo Coutinho e o deputado Luiz Couto poderão até ser ouvidos, mas certamente não terão papel preponderante na decisão da Nacional.
Por fim, Cida ainda argumenta que “as eleições de 2026 passam necessariamente (?) pela instância estadual, considerando inegociável o apoio a Lula, o compromisso de um pacto pela Paraíba, que apresente políticas públicas que transformem a vida dos paraibanos, e a ampliação das bancadas do partido”.
Ou seja, meu caro Paiakan, Lula vai escolher entre Cícero e Lucas, a partir de suas conveniências entre Veneziano e João. Quem melhor lhe será conveniente.