
O Brasil caiu mais oito posições no ranking do crime organizado, num ranking que avalia 193 nações do mundo. De acordo com o estudo, o País despencou da 22ª colocação, que já era um indicativo muito ruim, para 14ª no Índice Global de Crime Organizado.
A metodologia, segundo o jornal O Globo, “formula pontuações, de 0 a 10, em que avalia o impacto do crime organizado em um país considerando diversos fatores, como a estrutura dos grupos criminosos e os mercados ilícitos que operam em cada local”.
No ranking, o Brasil está à frente de países, como Mianmar (8.08), que lidera como pior indicador, seguido Colômbia (7.82), México (7.68), Paraguai (7.48), Equador (7.48), República Democrática do Congo (7.47), África do Sul (7.43), Nigéria (7.32), Líbano (7.30), Turquia (7.20), Quênia (7.18), Iraque (7.17) e Honduras (7.10). E perde para países como Líbia e Venezuela.
“No quadro geral, o país aparece em uma categoria de 66 países que contam com alta criminalidade e baixa resiliência. No mesmo quadrante aparecem nações como México, Camboja, Rússia, Camarões, Etiópia e outros. A nação que concentra os piores indicadores é Mianmar, na Ásia”, diz a reportagem.
Ainda de acordo com o Índice, “esses países enfrentam ameaças em níveis significativos do crime organizado em múltiplos mercados e contam com deficiências em mecanismos de combate”.
OS PAÍSES MAIS VIOLENTOS ESTÃO EM VERMELHO MAIS ESCURO…
