DISPUTA AO SENADO João e Veneziano são o favoritos nas pesquisas mas Nabor e Queiroga podem crescer e ameaçar

Pelo andar da carruagem, somente um fato de grandes proporções poderá alterar, significativamente, o cenário da disputa ao Senado, em 2026, meu caro Paiakan. Pelo menos a julgar pelas últimas pesquisas.

Tudo bem que muita água vai rolar até outubro do próximo ano, mas, de um lado, há uma clara consolidação da candidatura do governador João Azevedo (PSB), obviamente, desde que mantenha a disposição de deixar o Governo.

De outro lado, há também certa estabilidade na candidatura à reeleição do senador Veneziano Vital do Rego (MDB), turbinada com a recente filiação do prefeito Cícero Lucena ao MDB, para formarem juntos a chapa majoritária.

Diante desse desenho, a candidatura do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) terá dificuldaes colossais para tentar reverter essa tendência e entrar no jogo. Mas, não se deve subestimar a estrututura do deputado Hugo Motta.

A eventual candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) não parece, a este momento, incomodar. Porém, também não se deve subestimar, diante da manutenção da polarização entre Lula e Bolsonaro, que pode contaminar a disputar e favorecer quem mais se identifica com os dois.

Resta aguardar, meu caro Paiakan, para avaliar como essas pedras vão se movimentar no xadrez para 2026. Contudo, não dá pra desconhecer a tendência até agora manifesta nas pesquisas.