EM MEIO À DISPUTA Cícero celebra com João cessão da Estação das Artes para instalar Instituto de Computação Quântica

O afastamento entre o prefeito Cícero Lucena (MDB) e o governador João Azevedo (PSB), aparentamente, não inviabilizou a realização de parcerias entre Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado.

Nesta quinta-feira (04/12), Cícero e João deixaram a disputa eleitoral em segundo plano, e celebraram um acordo de cessão do prédio da Estação das Artes, no Altiplano, para o Governo do Estado.

O espaço vai abrigar o futuro Instituto de Física e Computação Quântica, um equipamento que coloca a Capital na rota da ciência de ponta e da nova economia tecnológica.

O ato conjunto reforça a sintonia entre as gestões municipal e estadual em torno de um projeto que mira o desenvolvimento de novos vetores econômicos, científicos e educacionais para João Pessoa e toda a Paraíba.

A assinatura ocorreu na Granja Santana e reuniu o vice-prefeito Leo Bezerra, o vice-governador Lucas Ribeiro, o procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, e o procurador do Estado, Fábio Brito.

“Assinamos a cessão da Estação das Artes para que o Governo do Estado possa implantar o Instituto de Computação Quântica. Sem dúvida, isso marca um novo momento para o nosso Estado e, em particular, para João Pessoa”, pontuou Cícero.

A transformação da Estação das Artes em um polo de tecnologia visa atrair pesquisadores, projetos estratégicos, investimentos e fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação local, para colocar João Pessoa na dianteira dos avanços da ciência e da indústria do futuro.

Investimento – O empreendimento terá investimentos de R$ 75 milhões, divididos igualmente entre Governo da Paraíba e Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Ciquanta (computador quântico) vai revolucionar os processos computacionais em diversas áreas, como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades no Estado, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho.

O Centro ainda trabalhará em colaboração com universidades, empresas e institutos de pesquisa para fomentar a inovação no setor produtivo.