João Suassuna ganha equipamento de R$ 10 mi para pousos seguros
O Aeroporto João Suassuna, de Campina Grande, passou a contar com um dos instrumentos mais modernos de navegação aérea. A FAB entregou, na última sexta (dia 5), o ILS (Instrument Landing System, ou sistema de pouso por instrumento), um investimento de R$ 10 milhões, viabilizados graças a emendas do senador Vital Filho.
“Com o ILS, Campina Grande deixa de ser dependente de outros aeroportos, em dias de pouca visibilidade, quando o pouso de aeronaves precisa ser monitorado, com segurança”, lembrou o senador paraibano. O aparelho instalado no João Suassuna é um dois mais modernos do Brasil. O outro está instalado no Galeão (Rio de Janeiro).
Conforme o brigadeiro da FAB, Rui Chagas, que veio acompanhar os trabalhos de operacionalização do ILS, antes, quando se fazia o procedimento de aterrissagem, o máximo que as aeronaves podiam se aproximar da pista era 330 metros, em dias de pouca visibilidade. Com o ILS, “as aeronaves podem descer até 60 metros, com ajuda dos instrumentos e realizar um pouso seguro”.