DILEMA DE LULA Se apoiar Veneziano, perde Hugo Motta, mas se ancorar Nabor, perde Vené e Vital

Não será fácil o deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos), meu caro Paiakan, conseguir o apoio do presidente Lula (PT) à candidatura de seu pai, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), ao Senado.

Sobre isso, a decisão do petista talvez esteja sendo antecipada pelo PT da Paraíba, que já fechou no apoio ao senador Veneziano Vital do Rego (MDB) e o governador João Azevedo (PSB).

João, como se sabe, tem apoio do PT local e também do presidente Lula, e isso não se contesta. Corre solto em sua raia, com amplas chances de se eleger senador em outubro.

Mas, independente desta decisão de petistas (pró João e Vené), ou Lula anuncia apoio aos três, João, Veneziano e Nabor, o que não favorece Nabor, que precisa receber apoios hoje ancorados com o senador do MDB…

Ou pode fazer opção por Nabor ou Veneziano. Se apoiar Nabor, fragiliza Veneziano, mas perde apoio importante no Senado, e, de quebra, também do ministro Vital do Rego (Tribunal de Contas da União).

Se optar por Veneziano, poderá sepultar definitivamente a candidatura de Nabor, mas comprometer a relação do Hugo que, na presidência da Câmara, poderá ser um problema e tanto, especialmente em ano eleitoral.

O presidente, certamente, vai avaliar qual decisão trará menor prejuízo. Porque, nos dois casos, haverá, meu caro Paiakan.