NO PÓS CARNAVAL Ano político inicia efetivamente com três candidatos ao Governo consolidados mas ainda sem vices

Eis que o ano político começa, efetivamente, agora, passados os festejos carnavalescos. É uma tradição do País, meu caro Paiakan. E a Paraíba inicia com a consolidação de três pré-candidaturas do Governo do Estado: Cícero Lucena (MDB), Efraim Filho (União Brasil) e Lucas Ribeiro (Progressistas).

Na disputa ao Senado, quatro nomes parecem se estabilizar para a disputa: João Azevedo (PSB), Nabor Wanderley (Republicanos), Veneziano Vital do Rego (MDB) e, pelo menos por ora, Marcelo Queiroga (PL). Dos quatro, apenas dois passarão no enem das urnas.

Os três candidatos ao Governo estão com suas chapas abertas para a indicação do vice. Cícero já avisou que terá um vice de Campina. Aposta em Pedro Cunha Lima (PSD) ou Romero Rodrigues (PSD). Pode terminar sendo um terceiro nome.

Efraim aposta na possibilidade de ter a primeira-dama Juliana (esposa do prefeito Bruno) Cunha Lima. Mas, há quem defenda, em seu grupo, um nome de João Pessoa, onde o senador tem pouca penetração eleitoral. Efraim, contudo, precisa, antes, resolver por qual partido será candidato.

Lulas Ribeiro tem elogiado alguns nomes, como o deputado Adriano Galdino (Republicanos), como também poderia ser o secretário Wilson Filho, também do Republicanos.

A tendência é que, como historicamente tem ocorrido, a definição dos candidatos a vice se dê nas convenções de julho a agosto. Até lá, os nomes especulados são aferidos pela população. De repente, até quem não foi especulado até agora pode vir a surpreender, meu caro Paiakan.

Na disputa ao Senado, pelo menos a preço de hoje, será uma disputa entre João, Veneziano e Nabor. João, aparentemente, está consolidado. Se isso for verdade, o verdadeiro embate vai ser entre Vené e Nabor, leia-se Hugo Motta.