“Tem deputado que não sabe viver fora do chapéu do Governo”, desabafa Ricardo Marcelo
O deputado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia, começa a chegar ao limite da tolerância com integrantes do seu partido, o PEN, que aderiram à bancada governista, sem sequer consultar o partido: “Tem deputado que não sabe viver longe do chapéu do Governo. Precisam saber que o PEN é um partido independente. Não é Governo, nem oposição.”
E acrescentou Ricardo Marcelo: “Ninguém é obrigado a permanecer filiado ao partido. Quem não estiver satisfeito com a linha de independência que nós estabelecemos, pode pedir a sua desfilação. Não tem problema. O que não pode é ficar se confrontando com aquilo que nós decidimos internamente, e tomando posições paralelas.”
E arrematou: “Nós vamos continuar dentro do que estabelecemos em colegiado internamente. O partido vai continuar votando assim: se for bom para a Paraíba, votamos as matérias do Governo. Se for contrário aos interesses do povo, nós votamos contrário.” O recado, aparentemente, vai para os deputados João Gonçalves, Branco Mendes e Zé Aldemir.
Há um confronto interno no PEN, entre os deputados conhecidos como governistas (João, Branco, Aldemir e Wilson Braga) e aqueles que são oposicionistas, especialmente Aníbal Marcolino e Janduhy Carneiro. Na semana passada, Aníbal chegou a ameaçar uma desfiliação se alguns deputados seguissem votando com o Governo, após o partido decidir em contrário.
Ricardo Marcelo também aproveitou para desfazer comentários de que estaria interessado em ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado: “Isso está fora de cogitação.”