PTB sinaliza pra aliança com RC indicando Santiago para o Senado
Foram emblemáticas as declarações do presidente nacional do PTB, Benito Gama, na posse do ex-senador Wilson Santiago no comando do partido na Paraíba. Benito afirmou não haver “qualquer dificuldades para estabelecer uma aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho, que é meu amigo”.
Adiante, confirmou estar alinhado com o objeto do desejo de Santiago, que é voltar a disputar a senatoria, provavelmente em aliança com o PSB: “A expectativa do PTB é aumentar o número de deputados na bancada federal, eleger um senador, que tem Wilson Santiago como nome forte e, se possível, o governador.”
Mas, o PTB terá de administrar o primeiro ruído, que surgiu com declarações do próprio Benito, afirmando que Armando Abílio, que abriu mão da presidência estadual para Santiago, deverá, em contrapartida, assumir a Câmara Federal, mediante licença de Wilson Filho. O problema foi que, logo depois, Wilson Filho negou o acordo.
As declarações do presidente do PTB corroboram o que já se especulava, como um dos motivos para a desfiliação de Santiago do PMDB: o seu desejo de uma composição com o governador. De outro lado, mostra que é mesmo pra valer seu projeto de disputar o Senado numa chapa com Ricardo Coutinho, ainda que isto contrarie ao senador Cássio Cunha Lima.