Porcino: o exemplo do paraibano guerreiro e vencedor
Porcino fazia parte daquele time de paraibanos, nordestinos que migraram, e ainda seguem migrando, para o Sul e Sudeste, onde passam um tempão anônimos e, de repente, surgem vitoriosos. São muitos os exemplos, mas talvez poucos saibam como Porcino liderava a maior confederação de frentistas do Ocidente.
Mais de 550 mil filiados, um verdadeiro exército comandado por um paraibano, que deixou cedo o Vale do Piancó, e só retornou, depois, para se eleger prefeito de Itaporanga. Porcino iniciou sua trajetória no sindicalismo, ao lado de líderes com o ex-presidente Lula, de quem era amigo, e com quem estabeleceu o modelo de sindicalismo brasileiro, a partir do interior de São Paulo.
Porcino era um guerreiro. Depois de enfrentar sérios problemas de saúde, quando esteve inclusive em coma, retornou à cena, inclusive como compositor, e tinha como planos disputar a deputação estadual em 2014. Não teve tempo de dar mais esse voo. Foi colhido pela fatalidade. Mas, com certeza estará sempre entre o que se destacaram no Sul e Sudeste pela ousadia e competência.