Deputado aciona MP contra Governo por contratar empresa acusada de fraudar merenda
O deputado Aníbal Marcolino decidiu acionar o Ministério Público do Estado pra investigar a contratação da empresa Home Bread pelo Governo Ricardo Coutinho. A empresa foi contratada para abastecer um restaurante popular, recentemente inaugurado nas proximidades do Centro Administrativo de Jaguaribe, e atender aos servidores.
A empresa contratada pelo Governo está sendo investigada por irregularidades no fornecimento de alimentos para a merenda escolar no Rio de Janeiro. Inclusive, na cidade de Duque de Caxias foi criada uma CPI (do Pãozinho), para investigar as denúncias contra a empresa que, dentre outros ilícitos, é acusado de superfaturar até o preço do pãozinho.
Mas, há outras irregularidades, como distribuição de alimento impróprio ao consumo e carne descongelada (o que é vedado pelas autoridades sanitárias) e até mesmo entrega de alimentos em quantidades inferiores às descritas nas notas fiscais. As irregularidades chegaram, inclusive, a inspirar a criação da CPI do Pãozinho, na Câmara dos Vereadores, após se atestar até sobrepreço no preço do pão.
Em reportagem do portal Terra, está o registro do ilícito: “A principal fornecedora de alimentos para merenda nas escolas do Rio de Janeiro, a Home Bread Indústria e Comércio Ltda recebeu 108 advertências da prefeitura por descumprimento de contrato, segundo documentos averiguados pelo jornal O Dia.” Mais emhttp://bit.ly/18HWBtX.
Há dois anos, foi aberto um inquérito a pedido do Supremo Tribunal Federal contra o prefeito de São João do Meriti (RJ) e seu irmão, o deputado federal Marcelo Viviani Gonçalves, o Marcelo Matos,para analisar cada uma das milhares de notas fiscais apreendidas nas creches da cidade. Os irmãos Matos são suspeitos de fraudar as licitações 1/2009 e 26/2010, para que a empresa Home Bread fosse vencedora e pagasse uma porcentagem aos dois. Leia mais em http://glo.bo/YSY5jh.