Na Assembleia: sindicalista desmente números do Governo sobre violência
Foi em temperatura máxima a sessão especial promovida pela Assembleia, nesta sexta (dia 17), para um debate sobre assaltos a bancos e lotéricas na Paraíba. Segundo o deputado Domiciano Cabral, que solicitou a sessão, a “situação de insegurança no sistema bancário paraibano é preocupante e precisa de ampla discussão”.
Mas, o delegado Isaías Gualberto, representante da Secretaria de Segurança, afirmou que, na verdade, houve uma redução no número de casos na Paraíba, nos últimos dois anos, além da prisão de 50 pessoas envolvidas com o crime. Mas, o delegado foi contestado pelo sindicalista Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários.
Segundo Marcos Henriques, diferente do que falou o representante da Secretaria, “no primeiro quadrimestre de 2013, em relação a 2012, aumentou 87% o número de explosões, 166,7% os assaltos, 200% os arrombamentos e 600% as tentativas. No geral, as ocorrências bancárias policiais aumentaram 144% no primeiro quadrimestre de 2013 em relação a 2012”.
O clima ficou pesado, quando o delegado foi indagado por que os dados fornecidos pela Secretaria de Segurança são sempre desmentidos por outras entidades. Recentemente, após divulgar redução da criminalidade, dados de uma ONG mexicana publicou no ranking da CNN que João Pessoa figura como a 10ª cidade mais violenta do mundo.