Veneziano e Cartaxo: o que PMDB e PT têm em comum para 2014
É possível que PT e PMDB não estejam num mesmo palanque em 2014, mas um passo importante foi dado nesse sentido, durante o recente encontro do ex-prefeito Veneziano com o prefeito Luciano Cartaxo. Há muito em comum entre o peemedebista e a principal estrela petista no Estado. Um desses pontos em comum é enfrentar (e tentar derrotar) o governador Ricardo Coutinho.
Se outros pontos não existirem em comunhão, esse talvez já seja o suficiente para viabilizar uma união de forças, já em primeiro turno. Desde, é claro, que essa seja a melhor estratégia para vencer o adversário comum. Então, até onde a vista alcança, PMDB e PT podem passar inclusive por cima das demandas internas, caso se faça necessário para uma vitória nas urnas.
Primeiro, porque há uma orientação nacional pela manutenção da aliança em torno da reeleição da presidente Dilma. O PMDB é parceiro fundamental nessa disputa. Depois, uma vitória de RC em 2014 pode comprometer os planos de uma continuidade administrativa do PT na Prefeitura de João Pessoa. O governador ficará muito fortalecido para a disputa de 2016.
A única variável ainda em aberto dessa equação talvez seja o ex-prefeito Luciano Agra. Não é segredo o distanciamento que existe atualmente entre Agra e Cartaxo. O que talvez envolva ainda Roseana Meira, o alter ego do ex-prefeito, e o vice Nonato Bandeira, que tem ensaiado carreira solo. A pacificação dessas forças parece ser a missão mais premente de Veneziano.